Emilia Clarke critica o uso da expressão “mulheres fortes” para descrever protagonistas femininas

Emilia Clarke critica o usa da expressão “mulheres fortes” para descrever protagonistas femininas

Em uma entrevista à Variety durante o Festival de Cannes, a atriz Emilia Clarke, que interpreta a personagem Qi’ra em “Han Solo: Uma História Star Wars”, revelou o seu descontentamento com o uso da frase “mulheres fortes” para descrever as protagonistas femininas. Para a atriz, o adjetivo deixa subentendido que outras protagonistas são fracas comparado com as que se destacam.

“Se não é forte, o que é então? Você está me dizendo que há outra opção, há uma opção fraca? Você acha que a protagonista de um filme vai ser uma mulher fraca? Simplesmente não aguento essa conversa, então já chega com as ‘mulheres fortes’, por favor”, disse Clarke

A atriz citou os protagonistas masculinos como um exemplo, apontando que, em quase todos os casos, eles não são referidos como “homens fortes”, a não ser que sejam fortes fisicamente.

Clarke ainda sugeriu diferente adjetivos que podem substituir a frase como “como é interpretar alguém com poder?” ou “como se sente interpretando uma protagonista feminina em um grande filme blockbuster?”. A atriz conclui:

“Tire o ‘forte’ da frase, encontre outro adjetivo, droga. Eu estou apenas interpretando mulheres”.

O próximo filme de Emilia Clarke, “Han Solo: Uma História Star Wars”, contará a história de Han Solo (Alden Ehrenreich) e suas aventuras no mundo criminoso a bordo da Millenium Falcon e ao lado de seu copiloto Chewbacca. Solo encontrará o notório apostador Lando Calrissian (Donald Glover) em uma jornada que irá definir o caminho de um dos heróis mais improváveis ​​da saga “Star Wars”.

O elenco do longa também conta com Woody Harrelson (“Três Anúncios para um Crime”), Phoebe Waller-Bridge (“A Dama de Ferro“), Thandie Newton (da série “Westworld“), Joonas Suotamo (“Star Wars: Os Últimos Jedi“) e Paul Bettany (“Vingadores: Guerra Civil“). O roteiro fica por conta de Lawrence Kasdan (“Star Wars: O Despertar da Força“), enquanto a direção é de Ron Howard (“Inferno“).

O filme estreia dia 24 de maio de 2018 no Brasil e a pré-venda de ingressos já está disponível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *